As 6 Melhores Placas de Vídeo Custo Benefício [2024]

ProdutoModeloFeaturesPreço
AMD XFX Radeon RX 6600

AMD XFX Radeon RX 6600

 Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício

9.7
Veja o preço agora
GeForce GTX 750 TI PCYES

GeForce GTX 750 TI PCYES

Placa de Vídeo Mais Barata

9.5
Veja o preço agora
GeForce RTX 3060 Gainward GHOST Series

GeForce RTX 3060 Gainward GHOST Series

 Melhor Placa de Vídeo para Stream

9.1
Veja o preço agora
GeForce GTX 1650 TUF GAMING

GeForce GTX 1650 TUF GAMING

 Melhor Placa de Vídeo Barata

8.8
Veja o preço agora
GeForce GTX 1660 OC GALAX

GeForce GTX 1660 OC GALAX

 Melhor Placa de Vídeo Intermediária

8.6
Veja o preço agora
GeForce RTX 2060 Zotac Gaming

GeForce RTX 2060 Zotac Gaming

 Placa de Vídeo Compatível com DLSS e Ray Tracing

8.2
Veja o preço agora

Se você trabalha com o computador ou costuma jogar com frequência, deve saber que a placa de vídeo é fundamental e pode te trazer muitos benefícios na hora de utilizar um PC.

Em jogos, por exemplo, quanto mais desempenho sua GPU tiver, melhores serão os gráficos e maior será a taxa de quadros.

Por outro lado, se você pretende utilizar seu computador para trabalhar com edição de vídeos ou criando ilustrações 3D, uma GPU mais potente vai economizar bastante tempo no processo de renderização, além de diminuir o risco de travamentos durante o trabalho.

Mas para conseguir fazer a escolha certa, você precisa saber o que é uma placa de vídeo e qual é a ideal para o seu tipo de uso, correto? É pensando nisso que nós da Tech Simples montamos esse guia com as 6 Melhores Placas de Vídeo Custo Benefício 2024. Então, vem com a gente.

AMD XFX Radeon RX 6600

AMD XFX Radeon RX 6600

Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício

Memória RAM da GPU: 8 GB

Tipo de Memória: GDDR6

Velocidade do Clock da GPU: 2044 Mhz

Prós
  • Possui suporte ao FidelityFX Super Resolution e ao Ray Tracing
  • Ótimo custo-benefício
  • Baixas temperaturas e alta eficiência energética
  • 8GB de memória de vídeo
Contras
  • Não apresenta um bom desempenho com Ray Tracing
  • Não é indicada para jogos em 4K

Lançada no quarto trimestre de 2021, a RX 6600 continua sendo uma placa de vídeo extremamente relevante até os dias de hoje.

Sendo a principal GPU da AMD no segmento intermediário, a RX 6600 normalmente vem em modelos com 2 ventoinhas, o que a permite manter temperaturas baixas e ser acomodada em qualquer gabinete atual.

Ainda sobre temperatura e calor, esse modelo Radeon possui um TDP de 132W, e a fonte de alimentação recomendada para energizar seu sistema é de 450W.

Como uma boa intermediária, a RX 6600 conta com um bom desempenho tanto em benchmarks e renderização quanto para jogos, o que faz dela uma placa ideal para quase qualquer um.

Mas atenção: se você precisa realizar renderizações em curtos intervalos de tempo ou pretende jogar em altas resoluções e com Ray Tracing ativo, existem outras opções mais poderosas para você, como a RX 7800 e a RTX 3080. Ambas no segmento topo de linha.

Por ser um dos modelos Radeon mais recentes, a RX 6600 conta com o FidelityFX Super Resolution, que é uma tecnologia desenvolvida pela AMD para bater de frente com o DLSS da Nvidia.

Ambas as tecnologias permitem que a placa de vídeo processe imagens em resoluções menores e faça um tratamento com filtros para esticá-las, corrigindo as imperfeições geradas no processo. Dessa forma, as duas tecnologias trazem grandes ganhos de performance ao custo de um pouco de nitidez nos jogos.

Com 8GB de memória de vídeo (VRAM), a RX 6600 tem espaço mais do que o suficiente para alocar todas as texturas e processar os efeitos que seu jogo ou projeto precisarem. Por isso, a RX 6600 é uma das placas mais completas da nossa lista de Melhores Placas de Vídeo de 2024.

GeForce GTX 750 TI PCYES

GeForce GTX 750 TI PCYES

Placa de Vídeo Mais Barata

Memória RAM da GPU: 2 GB

Tipo de Memória: GDDR5

Velocidade do Clock da GPU: 1020 Mhz

Prós
  • Menor preço da lista
  • Alta eficiência energética
  • Não precisa de cabo de alimentação
Contras
  • Baixo desempenho mesmo em resolução Full HD
  • Pouca memória de vídeo
  • Nem todos os modelos possuem entrada HDMI
  • Ausência de tecnologias como DLSS e Ray Tracing

Apesar de já ter sido lançada há quase 10 anos (fevereiro de 2014), a GTX 750 TI ainda é um dos modelos de placa de vídeo NVIDIA que mais vende hoje em dia. Isso graças ao seu baixo custo e ao fato de não precisar de um cabo de alimentação para funcionar, possibilitando que ela trabalhe mesmo com fontes de alimentação mais básicas.

Por ser um modelo mais antigo, a GTX 750 Ti não é compatível com DLSS e nem com Ray Tracing.

Normalmente, a GTX 750 TI vem com apenas 2GB de memória de vídeo, o que é bem baixo para os dias atuais. Além disso, essa placa de vídeo possui um TDP de 60W, e, normalmente, vem com apenas uma ventoinha, graças à sua baixa dissipação de calor e à alta eficiência energética.

Também por causa da sua idade, a GTX 750 TI geralmente vem com entradas de vídeo no padrão DVI e HDMI, mas isso não é uma regra. Alguns podem vir apenas com entradas DVI e VGA, que não são encontrados em monitores e TVs mais recentes.

Por isso, certifique-se de comprar um modelo que tenha a entrada HDMI, ou será necessário adquirir um adaptador para que você consiga conectar a placa de vídeo ao seu monitor.

Por conta do baixo desempenho, a GTX 750 TI não consegue entregar bons resultados em jogos mais modernos, ficando limitada aos lançamentos da sua época. Por isso, ela é recomendada principalmente para usuários que possuem um processador sem vídeo integrado e que pretendem comprar uma placa de vídeo mais potente em breve.

Vale lembrar que, se você ainda não montou um computador e quer comprar um que já vem com a GTX 750 TI, vale mais a pena economizar o dinheiro e comprar um processador que já venha com vídeo integrado, como o Ryzen 5 5600G. A Vega 7 presente nessa CPU tem um desempenho parecido com o modelo GTX, e seu custo já estaria incluso no processador.

GeForce RTX 3060 Gainward GHOST Series

GeForce RTX 3060 Gainward GHOST Series

Melhor Placa de Vídeo para Stream

Memória RAM da GPU: 12 GB

Tipo de Memória: GDDR6

Velocidade do Clock da GPU: 1777 Mhz

Prós
  • Boa performance com Ray Tracing e DLSS
  • Ótimo tempo em renderização
  • Bom desempenho para criação de conteúdo
  • Baixas temperaturas e alta eficiência energética
  • Modelo com 12GB de memória de vídeo

Contras
  • Modelo de 3 ventoinhas pouco compacta

Com um desempenho parecido com a RX 6600, a RTX 3060 é a placa de vídeo mais vendida da NVIDIA atualmente. Isso por conta do seu alto desempenho e de seu preço bastante atrativo.

Como todos os modelos RTX da NVIDIA, a 3060 é compatível com as tecnologias DLSS e com o Ray Tracing, que aprimora os traços de propagação da luz e traz reflexos muito mais realistas em jogos. É uma das placas de vídeo perfeitas para gamers, principalmente o modelo com 12Gb de VRAM.

Falando em memória de vídeo, a RTX 3060 possui variações com 8 e 12GB. O modelo com menos VRAM se destaca por ter um preço parecido com a RX 6600, mas com melhor desempenho em Ray Tracing. Já o modelo de 12gb é indicado principalmente para quem quer jogar com texturas de alta resolução e alguns mods gráficos.

Ainda falando sobre jogos, se você pretende gravar suas gameplays ou fazer lives, esse é o modelo ideal para você! Isso graças aos drivers da NVIDIA e recursos como o NVENC, que permitem que a RTX 3060 entregue ótima qualidade em Transmissões ao Vivo e com pouquíssima perda de desempenho.

Por outro lado, se você não se preocupa com jogos e quer uma placa de vídeo para trabalhar, a RTX 3060 também é uma ótima opção. Em nossos testes, um vídeo de 10 minutos de duração levou cerca de 8 minutos para renderizar. Isso na qualidade 4K 60fps.

Já sobre tensão, esse modelo possui um TDP de 120W e a fonte de alimentação recomendada é uma de 450W. Uma eficiência extremamente parecido com a RX 6600.

Além disso, na RTX 3060, temos modelos de 2 e 3 ventoinhas, o que requer um pouco de atenção. Caso você opte pelo modelo maior, é melhor se certificar de que ele cabe no seu gabinete antes da compra.

GeForce GTX 1650 TUF GAMING

GeForce GTX 1650 TUF GAMING

Melhor Placa de Vídeo Barata

Memória RAM da GPU: 4 GB

Tipo de Memória: GDDR6

Velocidade do Clock da GPU: 1785 Mhz

Prós
  • Baixo consumo de energia
  • Ótimo custo-benefício
Contras
  • Ausência de tecnologias como DLSS e Ray Tracing
  • Apenas 4GB de VRAM

Lançada no início de 2019, a GTX 1650 é a placa de vídeo intermediária/de entrada da NVIDIA atualmente.

Por não ser da linha RTX, não conta com tecnologias como DLSS e Ray Tracing, mas, em compensação, tem um baixo custo e desempenho o suficiente para rodar jogos atuais com gráficos intermediários.

Como é um modelo um pouco menos potente, a GTX 1650 tem um TDP de 75W, o que é incrivelmente baixo. Menor até mesmo do que de alguns processadores tops de linha. Por conta da baixa dissipação de calor, a fonte recomendada para essa placa de vídeo é de 250 Watts. Ou seja, até mesmo fontes mais simples conseguem lidar bem com esse modelo.

Por ser uma GPU de entrada da geração passada, a GTX 1650 conta com apenas 4GB de VRAM, o que a deixa um pouco limitada para rodar jogos mais atuais. Porém, se você é daqueles que gosta de jogos indies e/ou mais antigos, essa quantidade de memória de vídeo servirá tranquilamente.

Já se o seu objetivo é utilizar uma placa de vídeo para trabalho, a GTX 1650 não apresenta grandes diferenciais nesse quesito, mas também não tem nenhum problema crônico. No geral, não espere renderizar resoluções muito maiores do que 2560x1440p.

GeForce GTX 1660 OC GALAX

GeForce GTX 1660 OC GALAX

Melhor Placa de Vídeo Intermediária

Memória RAM da GPU: 6 GB

Tipo de Memória: GDDR5

Velocidade do Clock da GPU: 1800 Mhz

Prós
  • Ótimo custo-benefício
  • Baixas temperaturas

Contras
  • Ausência de tecnologias como DLSS e Ray Tracing
  • Apenas 6GB de VRAM
  • Eficiência energética pouco atrativa

Lançada junto com o modelo citado acima, a GTX 1660 era a intermediária da sua época.

Com 6 GB de memória de vídeo, a GTX 1660 tem um ganho de desempenho considerável se comparada com a 1650. Cerca de 44% nos nossos Benchmarks.

Por ser um pouco mais potente, essa placa de vídeo consegue entregar um bom desempenho em qualidade alta mesmo nos dias de hoje, sendo capaz de rodar o aclamado Red Dead Redemption 2 com boa qualidade gráfica e sem quedas abaixo dos 60 FPS.

Assim como a 1650, a GTX 1660 não conta com as tecnologias DLSS e Ray Tracing, o que diminui um pouco seu custo-benefício. Porém, ainda assim é uma placa de vídeo com desempenho de sobra para jogos em Full HD (1920x1080p)

Com um TDP e fonte recomendada exatamente igual a 3060, a GTX 1660 não possui uma dissipação de calor tão eficiente mas não chega a ser algo grave! Mesmo com esse pequeno defeito, essa placa de vídeo consegue manter boas temperaturas e um baixo consumo.

Agora falando sobre memória de vídeo, esse modelo conta com 6GB de VRAM. Isso pode ser considerado pouco para jogos com texturas mais pesadas, mas, ainda assim, consegue entregar um ótimo desempenho.

Confira também, as Melhores Placas de Vídeo aqui!

GeForce RTX 2060 Zotac Gaming

GeForce RTX 2060 Zotac Gaming

Placa de Vídeo Compatível com DLSS e Ray Tracing

Memória RAM da GPU: 6 GB

Tipo de Memória: GDDR6

Velocidade do Clock da GPU: 1680 Mhz

Prós
  • Ótimo desempenho
  • Boa performance com Ray Tracing e DLSS
  • Ótimo potencial de custo-benefício se encontrar por um preço justo
Contras
  • Placa mais quente da lista

Apesar de ter um nome parecido, esse é um modelo diferente da RTX 3060.

Como podem imaginar pela diferença na numeração, a RTX 2060 é de uma geração anterior. Isso quer dizer que ela possui menos recursos e desempenho do que sua irmã mais nova.

Ainda assim, a RTX 2060 tem bons números e consegue ser superior à 1660, contudo, por não ser fabricada há algum tempo, atualmente está com um preço elevado, fazendo dessa a placa de vídeo com o menor custo-benefício da nossa lista.

Mas não se deixe enganar! Caso consiga encontrar essa placa de vídeo por um valor justo, valerá cada centavo. Pois, além do seu ótimo desempenho, essa GPU é compatível com DLSS e Ray Tracing.

Vale destacar que a RTX 2060 possui duas variações, uma com 6GB, e a outra com 8GB de VRAM. Ambas têm um desempenho bastante parecido, porém a versão de 8GB é um pouco superior e têm mais espaço para armazenar texturas e outros modelos gráficos.

Já sobre dissipação de calor, a RTX 2060 possui um TDP de 160W, o que faz dessa a placa de vídeo mais esquentadinha da nossa lista. Porém, não é nada demais. No nosso teste em jogos, em média, a 2060 ficou 4ºC mais quente do que a RTX 3060.

Mesmo sendo mais quente, a fonte recomendada para essa placa de vídeo também é uma de 450W. Ou seja, independente de qual GPU você escolher, não precisará fazer um grande investimento em fontes.

Como Escolher uma placa de vídeo custo-benefício?

Como deu pra perceber, existem vários fatores que influenciam na qualidade de uma placa de vídeo.

Pensando nisso, nós do Tech Simples montamos esse pequeno dossiê falando um pouco mais sobre cada um desses fatores, além de explicar como eles influenciam no desempenho para te ajudar a escolher qual é a placa de vídeo ideal para o seu uso.

Orçamento

Primeiro de tudo, é importante definir o quanto você está disposto a pagar numa placa de vídeo. Isso porque existem modelos que vão desde 1/3 (um terço) de um salário mínimo até o equivalente a mais de 10 salários.

Para definir qual o orçamento ideal, primeiro você deve levar em consideração qual uso você pretende dar para a sua placa de vídeo.

Por exemplo, se você quer a GPU apenas para dar vídeo no computador do escritório, uma placa de baixo custo já é o suficiente. Já se você quer uma placa de vídeo para rodar jogos mais pesados ou para trabalhar, quanto maior for o seu investimento, melhor.

Desempenho

Ligado diretamente ao orçamento, está o desempenho. Quanto mais pesada for a atividade que você quer desempenhar, mais dinheiro terá que gastar com uma placa de vídeo. Por isso, é extremamente importante saber o quanto de desempenho você precisa e assim adquirir uma placa de vídeo que consiga suprir suas necessidades.

Resolução e qualidade

Quando estamos falando de placas para jogos, é extremamente importante saber em qual resolução e qualidade você pretende jogar.

Se você quer jogar com altas qualidades gráficas e com resolução 4K (3840x2160p), uma placa de vídeo mais barata como a GTX 750 TI vai te deixar na mão. O ideal seria a RTX 3060 de 12GB ou alguma placa superior. Já se você é daqueles que se contenta em jogar no médio/alto em Full HD, que é a resolução padrão hoje em dia, comprar uma placa mais cara do que a 1660 seria um gasto desnecessário de dinheiro.

Recursos adicionais

Outra coisa muito importante na hora de escolher sua placa de vídeo, são as tecnologias que agregam cada vez mais à experiência do usuário.

Recursos como o DLSS e o FidelityFX Super Resolution, que aumentam a quantidade de FPS nos jogos, e o Ray Tracing, que transforma a física da luz, contribuem muito para uma placa de vídeo. Por isso, você deve dar prioridade a modelos que possuam esses recursos.

Já se você quer criar conteúdo, opte por placas com recursos como o NVENC, que ajuda a aliviar a sobrecarga do processador e faz com que suas gameplays fiquem bem mais fluidas na hora de gravar/transmitir.

Consumo de energia

Para conseguir medir a eficiência energética do hardware, nós utilizamos o TDP, ou Thermal Design Power, que é medido em Watts.

O TDP nada mais é do que um indicativo da quantidade de calor que seu processador ou placa de vídeo emite em situações de estresse. Por isso, se duas GPUs tem o mesmo desempenho, a que tem o menor TDP é a opção com maior eficiência e melhor construção.

É importante se atentar que quando estamos falando de Hardwares recentes, existe uma relação quase que direta entre TDP e potência.

Logo, se uma placa de vídeo possui um Thermal Design Power maior do que a outra, podemos presumir que ela também tem mais desempenho, mesmo que isso não seja verdade em todos os casos. Principalmente quando a diferença é de poucos Watts.

Outro fator importante é o consumo de energia. Como vimos na lista, existem placas de vídeo que dispensam o uso de cabos de alimentação. Por outro lado, algumas placas de vídeo mais potentes podem precisar de dois cabos de alimentação ao mesmo tempo.

Por esses fatores, é sempre bom saber qual é o consumo de energia da placa que você quer e ter certeza de adquirir uma fonte adequada antes de plugar sua GPU no computador.

Em nenhuma hipótese, use sua placa de vídeo com uma fonte de tensão abaixo do recomendado. Por exemplo, se você tiver uma fonte de 300W e plugar uma RX 6600 nesse sistema, poderá danificar sua GPU e precisará arcar com os custos do reparo.

💡 No computador, você não terá problemas se utilizar fontes mais potentes em placas de vídeo de menor consumo. Em outras palavras, uma fonte de 600W não irá causar nenhum tipo de dano à sua RX 6600, mesmo que o recomendado para essa GPU seja uma fonte de 450W.

Saída de vídeo

De forma resumida, a saída de vídeo é o slot onde você conecta o cabo que fará a imagem sair do seu computador e ir parar no monitor. Por isso, tanto a sua placa de vídeo quanto seu monitor/tv precisam ter o mesmo tipo de entrada.

Atualmente, todos os modelos de placa de vídeo vêm com entradas Display Port e HDMI, mas, caso você tenha uma GPU mais antiga, isso pode não ser uma verdade. Nesse caso, você terá que comprar um adaptador para poder plugar a placa de vídeo ao seu monitor.

Memória

Outra coisa muito importante quando estamos falando em placas de vídeo são as memórias.

Em uma placa de vídeo, essa memória serve para armazenar informações importantes que precisam estar carregadas para exibição, como texturas e animações, por exemplo.

Como pudemos ver ao decorrer do artigo, existem GPUs que possuem desde 2GB até 12GB de VRAM, e existem modelos com ainda mais.

Levando em consideração o cenário atual de placas de vídeo, o mínimo que nós recomendamos são os 6GB de VRAM da GTX 1660. Abaixo disso pode não ser o suficiente, a depender do seu uso.

Confiabilidade e durabilidade

Quando estamos falando de placas de vídeo, durabilidade é um ponto comum entre todos os modelos, mas como temos novos lançamentos e tecnologias a cada geração, quanto mais antigo for a GPU, menos vida útil ela terá.

Se você pegar uma GTX 750 TI por exemplo, sabe que o desempenho dela não é o suficiente para a maior parte das atividades nos dias de hoje. Já se optar por uma RX 6600, você tem a certeza de que sua placa de vídeo conseguirá lidar com as situações do dia a dia por muitos anos.

Comparação de preços

Saber comparar preço é algo extremamente importante, principalmente quando estamos falando de modelos parecidos como a RX 6600 e a RTX 3060. Se os preços estiverem iguais, o modelo da NVIDIA acaba sendo muito mais interessante. Já se a diferença de preço estiver na casa das muitas centenas de reais, o modelo da AMD é mais atrativo.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre placa de vídeo GTX e RTX?

A diferença é que a GTX é uma linha um pouco mais antiga da NVIDIA, que parou de ser fabricada há alguns anos e não tem novas tecnologias como o DLSS e o Ray Tracing. Já RTX é uma linha mais recente, que vem recebendo novos recursos e upgrades à cada geração.

Qual melhor RTX ou RX?

No geral, a melhor linha é a RTX. Isso porque tem resultados mais satisfatórios com o Ray Tracing e possui o NVENC, que permite que você grave ou transmita a tela com uma menor queda de desempenho.

Qual melhor placa de vídeo barata?

A Melhor placa de vídeo barata é a GTX 750 TI. Isso porque custa pouco mais de meio salário mínimo. Mas atenção: quando estamos falando de placa de vídeo, quanto menor o preço, menor o desempenho e as tecnologias disponíveis.

Conclusão: A Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício

AMD XFX Radeon RX 6600

AMD XFX Radeon RX 6600

Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício

Memória RAM da GPU: 8 GB

Tipo de Memória: GDDR6

Velocidade do Clock da GPU: 2044 Mhz

Prós
  • Possui suporte ao FidelityFX Super Resolution e ao Ray Tracing
  • Ótimo custo-benefício
  • Baixas temperaturas e alta eficiência energética
  • 8GB de memória de vídeo
Contras
  • Não apresenta um bom desempenho com Ray Tracing
  • Não é indicada para jogos em 4K

Depois de toda essa análise, nós do Tech Simples elegemos a RX 6600 como a Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício de 2024. Isso porque apresenta o segundo melhor desempenho da lista (ao lado da RTX 3060 de 8GB) e tem um preço extremamente competitivo.