Melhor Processador Custo Benefício: 6 Modelos [2024]

ProdutoModeloFeaturesPreço
AMD Ryzen 5 5600G

AMD Ryzen 5 5600G

 Melhor Processador Custo Benefício

9.7
Veja o preço agora
AMD Ryzen 5 3600

AMD Ryzen 5 3600

 Melhor Processador Intermediário Barato

9.5
Veja o preço agora
Intel Core i3 10105F

Intel Core i3 10105F

 Melhor Processador de Entrada

9.1
Veja o preço agora
Intel Core i5 10400F

Intel Core i5 10400F

 Melhor Processador Intermediário Intel

8.8
Veja o preço agora
AMD Ryzen 5 5600X

AMD Ryzen 5 5600X

 Melhor Processador AMD

8.6
Veja o preço agora
Intel Core i5 12400F

Intel Core i5 12400F

 Melhor Processador Intel

8.2
Veja o preço agora

Em pleno 2024, é impossível negar que os computadores são extremamente importantes no nosso dia a dia e cada vez mais comuns também. Segundo o IBGE, mais de 40% das residências brasileiras possuem um computador.

Se você é um usuário ativo na internet, deve saber que o computador pessoal te traz inúmeras possibilidades, que vão desde jogos para passar o tempo até um trabalho home office em que você escreve artigos para ajudar as pessoas a realizarem compras inteligentes. ; )

Quando pensamos em computadores, logo nos vêm à mente o processador, que funciona como se fosse o cérebro da máquina, sendo o responsável pela maior parte dos cálculos que o PC precisa fazer.

Por causa da imensa variedade de usos para um processador, as fabricantes desenvolveram diversos modelos diferentes com o passar dos anos, cada um se destacando para um tipo de usuário final.

Por isso, nós do Tech Simples criamos esse artigo para te ajudar a escolher o Melhor Processador para as suas necessidades. Então, vem com a gente.

AMD Ryzen 5 5600G

AMD Ryzen 5 5600G

 Melhor Processador Custo Benefício

Velocidade do Clock: 3.7 GHz 

Quantidade de Núcleos: 4

Quantidade de Threads: 8

Cache: 6 MB

Soquete: AM4

Prós
  • Processador frio e com baixo consumo de energia
  • Possui placa de vídeo integrada
  • Ótimo custo-benefício
  • Compatível com memórias RAM DDR4 de até 3200Mhz.

Contras
  • Limitado a usos leves ou moderados sem uma placa de vídeo.
  • Desempenho inferior comparado a processadores da mesma faixa de preço
  • Necessita de mais RAM ao utilizar a Vega 7.

Começando pelo queridinho de muitos, AMD Ryzen 5 5600G. Por ter uma placa de vídeo integrada, esse é o processador ideal para montar um computador sem um grande investimento inicial.

Como todos os processadores terminados em “G” da AMD, o 5600G é uma CPU (Unidade Central de Processamento) que já vem com uma placa de vídeo integrada, a Vega 7.

Para os novatos na computação, ter uma placa de vídeo integrada quer dizer que uma parte do processador é dedicada a emular uma placa de vídeo, permitindo que as imagens do seu computador sejam transmitidas para o monitor sem precisar de uma GPU (Unidade de Processamento de Gráficos).

Por causa disso, o Ryzen 5 5600G tem um ótimo custo-benefício, já que acaba com a necessidade de gastar dinheiro comprando uma placa gráfica para o seu computador.

Lançado em 2021, o AMD Ryzen 5 5600G possui 6 núcleos e 12 Threads, o que o torna perfeito para usuários casuais. Porém, não é o processador ideal para aplicações que cobrem muito da parte gráfica, pois, apesar de ser uma das melhores GPUs integradas, a Vega 7 não foi feita para rodar jogos pesados, ou realizar grandes processos de renderização.

Com um TDP de 65W, o Ryzen 5 5600G é um processador frio e econômico no quesito eletricidade, além de ser muito versátil, pois, junto com uma boa placa de vídeo, é capaz de executar todas as tarefas de que você precisar.

Outro ponto que não podemos deixar de citar é que, caso você não compre uma placa de vídeo e opte por utilizar a Vega 7, seu computador precisará de no mínimo 8gb de RAM para funcionar perfeitamente, pois uma parte dessa memória será alocada como memória de vídeo (500 mb por padrão).

Já, caso planeje utilizar a Vega 7 para jogos, recomendamos colocar 16gb de RAM no computador e alocar ao menos 2 gb como memória de vídeo, o que pode ser feito através da BIOS.

Ainda sobre memórias, é importante destacar que a AMD promete que esse processador funcionará sem problemas com pentes de memória RAM DDR4 de até 3200 Mhz. Até é possível colocar memórias mais rápidas, porém, você pode ter problemas ao acionar a garantia.

AMD Ryzen 5 3600

AMD Ryzen 5 3600

 Melhor Processador Intermediário Barato

Velocidade do Clock: 3.6 GHz

Quantidade de Núcleos: 6

Quantidade de Threads: 12

Cache: 35 MB

Soquete: AM4

Prós
  • Processador frio, com baixo consumo de energia
  • Ótimo desempenho
  • Bom preço
  • Compatível com memórias RAM DDR4 de até 3200Mhz

Contras
  • Precisa de placa de vídeo dedicada
  • Processador antigo

Vindo duas gerações antes do 5600g, o Ryzen 5 3600 é um processador lançado em julho de 2019, mas que, apesar da idade, ainda tem muito o que entregar.

Com seus 6 núcleos e 12 threads, o AMD Ryzen 5 3600 é um processador competente, que conseguirá entregar bons resultados principalmente em multitarefas, mas também é competente em usos que precisam de desempenho Single-Thread, como é o caso da maioria dos jogos.

Um ponto que devemos destacar é que, diferentemente do 5600g, esse processador não possui uma placa de vídeo integrada, ou seja, você precisa comprar uma GPU à parte para que seu sistema funcione normalmente.

Por ser um pouco mais antigo, o 3600 atualmente está com um ótimo preço e é compatível com qualquer placa mãe com soquete AM4, o que faz dele um ótimo upgrade para usuários que possuem um processador ryzen de 1ª ou 2ª geração e querem melhorar seu PC.

Apesar de sua arquitetura mais antiga, o Ryzen 3600 também possui um TDP de 65W e é bastante frio, não passando dos 65ºC mesmo em situações de maior estresse.

Por fim, podemos concluir que o ryzen 5 3600 é perfeito para usuários que querem manter um bom equilíbrio entre um processador intermediário e uma placa de vídeo um pouco mais poderosa.

Intel Core i3 10105F

Intel Core i3 10105F

 Melhor Processador de Entrada

Velocidade do Clock: 3.7 GHz

Quantidade de Núcleos: 4

Quantidade de Threads: 8

Cache: 6 MB

Prós
  • Menor preço e menor custo por frame da lista
  • Processador frio e com baixo consumo de energia
  • Ótimo custo-benefício

Contras
  • Precisa de placa de vídeo dedicada
  • Pode atrapalhar o desempenho de uma GPU mais potente
  • Compatível apenas com placas-mães LGA1200
  • Problemas de garantia em altas frequências RAM

Tendo o menor custo da nossa lista, o i3 10105f é atualmente o modelo de entrada mais barato da Intel. Com 4 núcleos e 8 Threads, esse processador pode não ser o ideal para tarefas que precisem de um bom multi-thread, mas, ainda assim, é capaz de entregar resultados satisfatórios.

Como a letra “F” no final indica, esse modelo i3 da Intel não possui vídeo integrado, o que pode ser um ponto negativo caso você não tenha uma placa de vídeo.

Apesar de também ter um TDP de 65W, o I3 10105f é um pouco mais quente do que os modelos AMD listados anteriormente, mas não é nada com o que você deva se preocupar.

Com uma boa capacidade de processamento para tarefas mais básicas, o i3 10105f é ideal para usuários que querem economizar na CPU para investir um pouco a mais na placa de vídeo, para um maior poder gráfico.

Contudo, vale lembrar que, se você colocar uma placa de vídeo forte demais no i3 10105F, corre o risco do seu sistema sofrer com os famosos “gargalos”, que é quando a sua placa de vídeo não consegue atingir seus 100% por uma limitação do processador.

A placa de vídeo mais potente que recomendamos para o seu i3 10105f é a RTX 3050. uma GPU mais parruda do que isso irá gargalar.

Um fator que devemos destacar é que esse processador é compatível com XMP, que é um recurso ativado na BIOS da sua placa mãe para aumentar a frequência das memórias. Porém, a garantia Intel não cobre frequências acima de 2666Mhz. Sendo assim, se você passar dessa velocidade, eles podem se recusar a reparar possíveis defeitos no seu processador.

Vale lembrar que, mesmo memórias com frequências maiores operam por padrão em 2666Mhz, sendo necessário que o usuário vá até a BIOS e altere a frequência manualmente. Por isso, se você quiser utilizar memórias mais rápidas, deve optar por qualquer processador AMD, que trabalha com memórias até 3200Mhz sem perda de garantia.

Outro ponto negativo sobre esse processador é que seu soquete LGA 1200 faz com que ele seja compatível apenas com placas-mães da 10ª e 11ª geração, o que traz uma limitação na hora de fazer um upgrade.

Por causa disso, se no futuro você quiser comprar um processador mais potente sem alterar a placa-mãe, ficará limitado aos modelos dessas duas gerações. Enquanto isso, o soquete AM4 da AMD é compatível com qualquer Ryzen desde a 1ª até a 5ª geração, o que te dá muita margem para futuros upgrades.

Apesar desses pontos negativos, o i3 10105f tem um custo muito baixo e, por isso, pode ser uma opção interessante para os gamers que querem economizar, pois esse é o Processador com o Menor Custo por Frame da nossa lista.

Intel Core i5 10400F

Intel Core i5 10400F

 Melhor Processador Intermediário Intel

Velocidade do Clock: 2.9 GHz (base) / 4.3 Ghz (boost)

Quantidade de Núcleos: 6

Quantidade de Threads: 12

Cache: 12 MB

Prós
  • Ótimo custo-benefício
  • Processador frio e com baixo consumo de energia

Contras
  • Precisa de placa de vídeo dedicada
  • Problemas de garantia em altas frequências RAM
  • Compatível apenas com placas mães LGA1200

Custando pouco mais que Ryzen 5 3600 listado anteriormente, o i5 10400f é o seu grande concorrente desde o lançamento.

Com desempenhos bastante parecidos, os dois possuem 6 núcleos e 12 Threads e nenhum deles conta com vídeo integrado. Por isso, a principal diferença entre esses dois modelos intermediários fica na operação da memória RAM.

Enquanto o modelo da AMD promete funcionar mesmo com memória de 3200Mhz, a Intel limita seu suporte a 2666Mhz, apesar de ser possível aumentar esse valor com o XMP, ao custo da garantia.

Da mesma maneira que seu concorrente Ryzen, o i5 10400f é um processador que entrega tudo o que é necessário para montar um computador equilibrado e capaz de fazer todas as tarefas com excelência, mas com um destaque maior para tarefas Single-Thread.

Assim como os outros modelos listados acima, o i5 10400f possui um TDP de 65W e consegue manter um bom controle de temperatura mesmo com sistemas de resfriamento mais básicos, como o que já vem na caixa.

Sendo da 10ª geração de processadores Intel Core, o i5 10400f possui o mesmo problema de compatibilidade com placas-mães LGA 1200. Sendo assim, você pode precisar trocar todo o seu kit (processador, placa-mãe e talvez até memória RAM) se quiser um processador novo futuramente.

AMD Ryzen 5 5600X

AMD Ryzen 5 5600X

 Melhor Processador AMD

Velocidade do Clock: 3.7 GHz (base) / 4.6 GHz (boost)

Quantidade de Núcleos: 6

Quantidade de Threads: 12

Cache: 19 MB

Prós
  • Compatível com Overclock
  • Desempenho superior aos processadores listados acima

Contras
  • Precisa de placa de vídeo dedicada
  • Requer um sistema de resfriamento potente, principalmente em caso de Overclock
  • Requer uma placa-mãe mais potente
  • Baixo custo-benefício em comparação com os outros modelos

Por ter um nome parecido, você pode achar que o Ryzen 5 5600X é o mesmo processador que mencionamos no topo da nossa lista, mas não poderia estar mais errado!

Nas linhas AMD, o “X” no final da numeração do processador normalmente indica que ele é um pouco mais potente do que os outros modelos da mesma linha. Sinaliza, ainda, que ele é compatível com overclock, um procedimento feito através da sua placa-mãe para permitir que o processador opere em frequências mais altas.

Sendo assim, o Ryzen 5 5600X é consideravelmente mais potente do que o 5600G, porém tem a desvantagem de não possuir vídeo integrado, exigindo que você compre uma placa gráfica para que seu sistema funcione corretamente.

Por conta da capacidade de fazer overclock, o Ryzen 5 5600X é um processador bastante potente e destinado a usuários mais extremos, que necessitam de um computador para tarefas mais pesadas, como jogos de grande orçamento e bons desempenhos em Benchmarks.

Assim como os modelos listados anteriormente, o Ryzen 5 5600X possui 6 núcleos e 12 Threads, além de um TDP de 65W, que é consideravelmente baixo. Mas diferentemente dos outros, esse é um processador um pouco mais esquentadinho e requer um sistema de resfriamento mais parrudo, principalmente se você pretende fazer overclock.

Falando nisso, por conta da função de overclock, nós recomendamos que você fuja de placas-mães de entrada para o seu Ryzen 5 5600X. Isso porque, em motherboards mais simples como uma A320, a função de overclock é bloqueada, além de ter uma circulação energética e dissipação de calor que podem limitar seu processador.

Mesmo possuindo um TDP igual aos outros processadores da lista, o Ryzen 5 5600X é o modelo mais potente que vimos até agora. No entanto, por custar 3 vezes mais do que o i3 10105f e não ter um desempenho equivalente, o 5600x tem o pior custo-benefício da nossa lista de Melhor Processador Custo-Benefício 2024.

Intel Core i5 12400F

Intel Core i5 12400F

 Melhor Processador Intel

Velocidade do Clock: 2.5 GHz (base) / 5.5 GHz (boost)

Quantidade de Núcleos: 6

Quantidade de Threads: 12

Cache: 18 MB

Prós
  • Bom custo-benefício
  • Funciona bem com uma placa mãe mais simples
  • Processador com baixa dissipação de calor

Contras
  • Apesar da categoria, não trabalha com overclock
  • Precisa de placa de vídeo dedicada

Por último mas não menos importante, nós temos um grande concorrente do 5600X, o Intel Core i5 12400f.

Como vimos anteriormente, o “F” no final desse processador significa que ele não possui vídeo integrado, sendo assim, se você quiser adquirir esse modelo, deve separar uma parte do orçamento para uma boa placa de vídeo.

Com 6 núcleos e 12 Threads, o i5 12400f possui o soquete LGA 1700, o que faz com que ele seja compatível com a 12ª e 13ª geração de placas-mães Intel, as mais recentes do mercado.

Mesmo tendo um desempenho parecido com o 5600x, o i5 12400f não faz overclock e, por isso, você pode economizar comprando uma placa-mãe de entrada, sobrando um pouco mais de dinheiro para sua placa de vídeo.

Assim como os outros modelos da lista, o i5 12400f também possui um TDP de 65W, o que sinaliza que ele tem uma dissipação de calor e uma ótima eficiência energética

💡 Vale lembrar que, os modelos Ryzen 5 ou Core i5 são os ideais para jogos. Sendo assim, apesar de ser possível comprar esses modelos para outras funções, eles costumam entregar um baixíssimo custo por frame em jogos, fazendo esses processadores entrarem na lista de Melhores Processadores para Jogos de 2024.

Como Escolher um Processador Custo-Benefício?

Depois de analisarmos tantos modelos e tantas variáveis, agora basta saber identificar as informações importantes e escolher qual processador se encaixa para o seu uso. Por isso, nós do Tech Simples montamos esse guia para te ajudar a escolher um processador custo-benefício.

Quantidade de Núcleos

Também chamado de Core, cada núcleo é uma unidade minúscula dentro do seu processador. Ela é capaz de realizar apenas uma tarefa por vez, mas, por causa da sua grande velocidade, consegue intercalar de uma função para a outra tão rápido que nós não conseguimos perceber.

Em geral, os processadores atuais possuem mais de um núcleo, ou seja, podem fazer várias tarefas ao mesmo tempo.

Por exemplo, é graças aos processadores multinúcleos que nós conseguimos manter o Windows com seus milhões de processos, assistir a um vídeo no Youtube e rodar softwares como o Word, tudo ao mesmo tempo e sem travamentos.

Nos processadores atuais, o mínimo que vemos são 4 núcleos, que, para algumas tarefas mais pesadas, já ficam no limite. Por isso, você deve fugir dos famosos processadores dual-core, que contam com apenas 2 núcleos.

Mas lembre-se: um usuário doméstico não precisa gastar rios de dinheiro em um processador com 10 núcleos. Esse tipo de CPU é feito pensando em usuários que utilizam softwares extremamente pesados.

Para um usuário comum, 6 núcleos são o ideal. Você conseguirá abrir quantos programas quiser ao mesmo tempo e usá-los com agilidade, pois como dito anteriormente, os processadores atuais são extremamente velozes e conseguem intercalar entre uma atividade e outra milhões de vezes por segundo.

Além dessa velocidade, com os anos, nós também tivemos outros aprimoramentos e novas tecnologias que ajudam cada núcleo a lidar com milhões de processos sem apresentar travamentos ou superaquecimentos, e um desses avanços é o Thread.

Quantidade de Threads

Também conhecidos como núcleo lógico, o Thread representa a quantidade de tarefas que um processador consegue realizar ao mesmo tempo.

Vamos pegar como exemplo o i3 10105f, que possui 4 núcleos e 8 Threads. Isso quer dizer que cada núcleo consegue receber dois fluxos de instruções ao mesmo tempo.

Na prática, é como se o núcleo fosse o seu cérebro, já os Threads são os neurônios, que permitem realizar várias funções simultâneas sem que você perceba. Por exemplo, você consegue ler esse texto, controlar sua respiração, seu batimento cardíaco e monitorar o quanto sua bexiga está cheia, tudo isso sem precisar de um segundo cérebro.

Por isso, quanto mais núcleos lógicos um processador tiver, melhor. O mínimo que nós recomendamos em um processador são 8 Threads, assim como o i3 10105f. Pois dessa maneira você terá a certeza de que seu processador não apresentará travamentos no meio das suas tarefas.

Frequência do Clock

A frequência, geralmente medida em Ghz (giga hertz), nada mais é do que o número de operações que o seu processador consegue realizar por segundo.

No Ryzen 5 5600G, por exemplo, nós temos uma frequência base de 3.9Ghz. Isso quer dizer que esse processador tem a capacidade de calcular 3,9 bilhões de instruções por segundo, mas não se deixe levar apenas por esse número.

Por causa do alto número de núcleos e Threads, mesmo um processador com frequência menor como o i5 12400f, que tem um clock base de 2,5Ghz, consegue ser muito mais potente do que um i7 4790k, que possui um clock de 4Ghz. Isso por possuir 2 núcleos e 4 Threads a mais, além de alguns outros fatores e avanços tecnológicos.

Memória

Primeiro de tudo, é importante deixar claro que existem 3 tipos de memória em um computador: a memória cache, que é a do processador, a memória RAM, que serve para armazenar arquivos temporários, e a memória secundária, que é o armazenamento “permanente” do computador, como HD ou SSD.

Cache

A memória cache é a “memória temporária de baixo volume” do seu processador, mas que por estar tão próximo do “cérebro” do computador, possui velocidade altíssima, muito maior do que qualquer memória RAM.

Por todos os processadores terem uma velocidade e tamanho parecidos, esse fator por si só não é relevante o suficiente para transformar um processador em uma escolha melhor do que a outra.

RAM

Parecida com a memória Cache, a RAM também armazena dados temporários, mas por ser mais lenta e possuir uma capacidade maior, geralmente é utilizada para coisas que não caberiam na memória cache, como os dados das páginas que estão abertas agora no seu navegador, por exemplo.

As memórias RAM atuais são da geração DDR4, que costuma chegar até 3600Mhz e possui baixa latência, e da geração DDR5, a mais recente e cara, que pode passar dos 6000Mhz, mas que costuma ter uma latência maior.

Todos os processadores da nossa lista são DDR4, e é o que nós recomendamos, pois as memórias DDR5 ainda são novas no mercado e, por isso, seus preços ainda estão muito elevados.

Memória Secundária

A memória Secundária é o que chamamos de “dispositivo de armazenamento”, como um HD, SSD ou um pen drive, por exemplo.

Esse tipo de memória é permanente (até que você queira apagar as informações) e os dados armazenados conseguem ficar gravados mesmo sem corrente elétrica, diferentemente dos dados na RAM e Cache, que desaparecem com a falta da eletricidade.

Por ser o tipo de memória mais distante do processador, esses dispositivos são os mais lentos, mas também são os que possuem a maior capacidade de armazenamento. Para você ter uma noção, enquanto os pentes de memória RAM mais comuns encontrados hoje são os de 8GB, no HD e SSD costumamos achar dispositivos de até 2TB (2 terabytes, equivalente a 2048GB) sem dificuldade.

💡 Vale ressaltar que apenas a Cache e a RAM fazem alguma diferença no processador, já que a memória secundária funciona sem interferência da CPU.

Fabricante

Atualmente, possuímos apenas 2 grandes nomes no mercado: Intel e AMD. Ambas são extremamente competentes e você pode escolher qual das duas fabricantes te agrada mais, porém, não podemos negar que a favorita dos usuários atualmente é a AMD.

Isso porque, por muitos anos, a Intel dominou mais de 90% do mercado graças aos erros da própria AMD, como o lançamento desastroso dos processadores da antiga linha FX. Com o monopólio, a Intel se acomodou e seus produtos começaram a ficar cada vez mais caros, mesmo que o ganho de performance de uma geração para outra fosse muito baixo.

Além disso, nos anos recentes, a Intel tem tido problemas em conceder a garantia para clientes que utilizam o XMP, que é um recurso que a própria empresa desenvolveu. Na prática, é como se você comprasse um carro, ligasse o ar condicionado e a fábrica se recusasse a realizar qualquer tipo de manutenção alegando que é porque você utilizou o sistema de resfriamento.

Mesmo com esses problemas, a fabricante vem fazendo diversas alterações nas suas políticas e hoje é comum ver um processador Intel Core custando menos que um Ryzen, e com desempenho parecido.

Soquete

O soquete nada mais é do que o encaixe do processador. Indica quantos pinos o circuito possui e a posição de encaixe deles.

Os processadores Intel mais recentes possuem o soquete LGA 1700, e, por isso, só são compatíveis com as placas-mães desse mesmo encaixe.

Por outro lado, atualmente a AMD possui os soquetes AM4 e AM5 no mercado. Por isso é importante já ter escolhido um processador e só depois pensar em um modelo de placa-mãe para comprar.

💡 O soquete é uma relação entre processador e placa-mãe, apenas. Qualquer outra peça de computador moderna é compatível com qualquer placa-mãe e qualquer processador atual.

Perguntas Frequentes

Qual é o melhor processador bom e barato?

O melhor processador bom e barato é o Ryzen 3600, pois tem o segundo menor preço da nossa lista, e é uma opção mais interessante do que o i3 10105f.

Qual a melhor geração de processadores?

A melhor geração de processadores é a mais recente. Em processadores, a geração só indica que o modelo atual é uma versão com algumas melhorias do modelo passado.

No caso da Intel, a geração mais atual é a 13ª, e por isso é a melhor. Já no caso da AMD, a melhor e mais recente geração é 7ª.

Conclusão: O Melhor Processador Custo Benefício

Depois de todas as informações que trouxemos, é impossível não eleger o Ryzen 5 5600G como o Melhor Processador Custo Benefício, pois tem um desempenho mais do que satisfatório e ainda conta com a Vega 7, que acaba com a necessidade de gastar mais dinheiro para comprar uma placa de vídeo.